Projeto do CFMV promove melhorias na formação dos futuros médicos veterinários

29/03/2017 – Atualizado em 31/10/2022 – 8:45am

Por Carolina Menkes

Os meses de fevereiro e março contaram com diversas visitas realizadas pelo Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) a Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. A Faculdade Icesp, em Brasília (DF), a Imed, em Passo Fundo (RS), a Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia e o Instituto Leonardo Murialdo, em Caxias do Sul (RS), receberam as primeiras visitas do CFMV no início do mês e ressaltaram a importância do projeto.

O objetivo da iniciativa é contribuir para o desenvolvimento das competências humanísticas nos futuros médicos veterinários, conforme determinação das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) do curso de Medicina Veterinária. A ideia é trabalhar não só as competências técnicas dos profissionais, mas também outras competências, como Liderança, Atenção à Saúde, Comunicação, Tomada de Decisão, Administração e Gerenciamento e Educação Permanente.

Para o coordenador do curso de Medicina Veterinária do Icesp, Luiz Gustavo Florêncio, a melhor qualidade do ensino e o alinhamento entre o que é feito dentro de sala de aula e as diretrizes curriculares do Ministério da Educação (MEC) foram os principais motivos para a instituição firmar parceria com o CFMV.

“A iniciativa é excelente e mostra o quanto o Conselho é efetivo e se preocupa com a formação profissional, além de mostrar uma atuação preventiva, que busca diminuir a necessidade de fiscalizações e sanções”, ressalta Florêncio.

Uma visão mais ampla e humanista para os futuros profissionais é destacada pela professora da Imed, Karine Boclin. “Somos privilegiados em poder participar do projeto desde o início. Essa iniciativa mostra a preocupação em qualificar profissionais e fazer com que as instituições se sintam acolhidas e acompanhadas em todo o processo”, diz.  

A também professora da Imed, Michelle Mergener, acredita que a melhor compreensão dos métodos ativos de ensino e aprendizagem irá sensibilizar professores e estudantes na busca pelo conhecimento. 

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              Professores da Imed durante visita do CFMV. Crédito: Ages/CFMV.         

Para Fernanda Flores, coordenadora do curso de Medicina Veterinária do Instituto Leonardo Murialdo, a iniciativa veio em momento propício. “Temos cada vez mais profissionais sendo formados ano a ano e a qualidade da Medicina Veterinária precisa ser repensada. Ter formações diferenciadas faz com que a profissão se perpetue”, acredita Flores.

Na UFG, o professor de Medicina Veterinária Marcos Barcelos destaca a importância do projeto para o que considera um desafio: a formação de um profissional mais completo. “O projeto vai nos ajudar a formar médicos veterinários e cidadãos compromissados com questões globais e competências humanísticas, que é o ideal de formação em nossos projetos pedagógicos”, finaliza. 

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              Da esquerda para a direita: Regina Werneck, do CFMV; professor Marcos Barcelos; professora Rosângela de Oliveira; e professor Adilson Donizeti.Crédito: UFG.

Sobre as visitas

As visitas introdutórias do CFMV buscam contextualizar o projeto e apresentá-lo à direção, professores e alunos da Instituição. A segunda etapa visa, por sua vez, enumerar dificuldades dos professores e pontos de melhoria observados pelas IES no período posterior à primeira visita técnica.

O projeto tem duração de um ano, com avaliação a cada semestre, e conta com o acompanhamento do CFMV ao longo do processo.

Cartilha

Uma cartilha foi criada pelo CFMV para orientar coordenadores de curso e docentes de instituições que aderiram ao projeto. A cartilha fornece orientações sobre o preenchimento de documentos e ações que deverão ser executadas ao londo dos semestres letivos, além de sanar possíveis dúvidas sobre o projeto. 

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Assessoria de Comunicação do CFMV